terça-feira, 18 de setembro de 2012



Aulas particulares de Meditação para Crianças
Dos 3 aos 12 anos



Rua Amália Rodrigues Lote 3, Loja A- Gambelas, Faro



Contacto: meditacaoparacriancas@gmail.com

tlm: 96 9784259

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


A meditação serve para a criança organizar a mente e estabilizar os pensamentos (Isabel Leal)



Eco Crianças - Revista Máxima

“As crianças de hoje precisam mais da natureza porque, como vivem no meio do ruído e da poluição das grandes cidades, sentem-se atraídas por tudo o que é natural. A energia das grandes cidades é pesada. Palavras da terapeuta de crianças Isabel Leal que, cada vez mais, devem ser tidas em conta. “Os adultos nem percebem mas os mais pequenos sabem. Sentem-se mal com o cenário urbano.”
Os dados estão ao alcance de pais e especialistas. Bronquites, constipações, alergias, problemas respiratórios são o dia a dia dos pais deste mundo. “Há muitas crianças que apresentam dificuldades de saúde no trato respiratório e dermatológico. Na natureza, pelo contrário, sentem-se bem e em alegria”, defende Isabel Leal. Leve os meninos para a serra, visite quintas biológicas (há imensas por todo o país), deixe-os contactar com os animais, sujar as mãos na terra. Eles precisam da natureza para serem felizes. “A energia natural de um rio, por exemplo, é muito forte e provoca de imediato bem-estar. Há energia de melhor qualidade e as crianças e os adultos ficam mais alegres, mais positivos e mais leves.” É a sensação de respirar ar fresco, puro e limpo, do cheiro da terra verde, do sol, da chuva, do som dos pássaros, das pedras a brilhar. “O facto de experienciar uma certa liberdade de espaço é também um dos motivos fortes para nos sentirmos bem. As vivências citadinas são confinadas a espaços pequenos, à casa e à escola.”

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Experiência do jarro

Para explicar à criança o que acontece quando meditamos recorri a uma experiência bastante simples mas muito explícita. 
Dentro de um jarro deitei água (simboliza a nossa mente);
Depois deitei areia (simboliza os nossos pensamentos) e pede-se à criança que diga alguns pensamentos que costuma ter;
De seguida com uma colher mexe-se a água.
Ora, sempre que temos muitos pensamentos a nossa mente fica num remoinho mas quando fazemos meditação os pensamentos acalmam (paramos de mexer a colher) e conseguimos pensar só numa coisa em vez de mil, e assim acalmamos a mente. 


Roda da vida

A criança deveria desenhar a sua vida no círculo. 
A Roda da Vida é utilizada por muitos terapeutas para ajudar a criança a exteriorizar emoções sem utilizar a linguagem ajudando-a, desta forma, a exprimir-se e libertar tensões.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Roda da vida/ Mandala

Mandala significa roda ou círculo.
 A Roda da Vida ou Mandala leva-nos ao nosso centro. Leva-nos à nossa Essência.
Nela colocamos o nosso carácter a nossa personalidade. 
Neste círculo desenhamos ou pintamos a nossa vida.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Meditar não é deixar de pensar é focar o pensamento em algo. Por isso é excelente para a concentração. 

Apreciar uma bela flor é meditar. Estamos a viver no presente. E viver no agora, apreciando o que nos rodeia, é estar em estado meditativo.