segunda-feira, 27 de agosto de 2012



 O que é a meditação para as crianças?
 

A meditação para crianças não é só estar sentado de pernas cruzadas, de olhos fechados e dedos para cima, como a maioria de nós julga. A meditação para as CRIANÇAS é muito mais que isso, é uma forma interactiva e dinâmica de ajudar a criança a compreender-se a si, aos outros e ao mundo brincando.
Nas aulas ou sessões de meditação a criança explora:

 O corpo criando várias posições como por exemplo: de animais (quando trabalhamos o respeito pela natureza de forma a entendemos melhor); dos nossos amigos (quando queremos aprender a respeitar as diferenças dos outros); “transformamo-nos” em barro para que os nossos colegas nos moldem e nós aprendamos a confiar nos outros); Aprendemos a colocar o nosso corpo em posição correcta de meditação (costas direitas e pernas cruzadas), desta forma trabalhamos a postura e aprendemos a parar; etc.

A mente, quando trabalhamos os pensamentos. Ao trabalharmos os pensamentos aprendemos a diferenciar os positivos dos negativos. Percebemos como estes podem influenciar o nosso dia-a-dia. Aprendemos a acalma-los através da consciência destes.

A autoconfiança, autoestima, autocontrolo, autoconhecimento, quando acreditamos que somos capazes e que merecemos tudo o que existe, quando aprendemos a gostar de nós e a aceitarmo-nos, quando aprendemos quem somos e nos conhecemos profundamente, quando aprendemos a respirar correctamente e paramos antes de agir erradamente. Esta aprendizagem é apoiada, entre outras estratégias, por Estórias infantis que abordem estes temas. O desenho, como forma de expressão e materialização de ideias, também é bastante utilizado.

A moral e a ética, quando trabalhamos os valores morais, o respeito pelos outros, a gratidão.

Os sentimentos/emoções, aprendemos a distinguir sentimentos de emoções. Exploramos e entendemos o que esses sentimentos e emoções provocam no nosso corpo e sabemos como agir perante eles.

A concentração, aprendemos a concentrarmo-nos através da audição de estórias, meditação ou exercícios adequados.

Em conclusões, a meditação é cheia de benefícios mas podemos simplificar e dizer que a meditação trabalha a Educação Emocional na criança.

1 comentário: