quarta-feira, 26 de setembro de 2012


O que é a meditação para as crianças? 



meditação é um exercício de disciplina que ajuda a criança a compreender e respeitar a si, os outros e o mundo. A meditação dá à criança calma, equilíbrio, bem-estar e focaliza-se bastante nos valores morais.

Com a meditação a criança reflecte sobre os seus actos e sobre a sua conduta. Aprende a utilizar técnicas de respiração para aperfeiçoar comportamentos e trabalha a educação emocional.

A meditação ensina à criança práticas de relaxamento e permite-lhe controlar-se em situações de tensão. 

É uma disciplina que poderá ser realizada eficazmente e com resultados comprovados a nível de saúde e bem-estar por qualquer criança, não existindo qualquer relação com alguma religião.

Apesar de todos os conteúdos serem bastante lúdicos todos são, na realidade, muito sérios, pois reeducam a criança a saber viver em sociedade de uma forma sã e feliz. Dá instrumentos que a criança poderá utilizar para resolver problemas quotidianos ou do seu íntimo e prepara-as para a vida.

A aula de meditação é constituída por:
- Relaxamento
- Meditação/jogo/história
- Desenho


As aulas são sempre acompanhadas por sons de musicoterapia direccionados para o relaxamento.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Trabalhar a Respiração 

Para trabalharmos a respiração utilizámos uma borboleta de papel pendurada por um fio. 
A criança teria de fazer repetidas respirações calmas, profundas e constantes.
Após o exercício, a criança fechou os olhos e imaginou a borboleta, o seu tamanho, a sua cor, o sitio onde estava, o bater das asas.
Por fim desenhou o que tinha imaginado e colou a borboleta.
Uma respiração correcta dá à criança mais calma e mais saúde.

Sentir amor

A criança escolheu uma imagem de entre algumas. Nessa imagem encontrávamos uma borboleta cheia de luz colorida a voar no universo. 
Utilizámos essa imagem para fazer meditação.
A criança teria de imaginar-se nessa imagem, criar na sua imaginação uma estória. "Sentir" a imagem.
Por fim, desenhou uma borboleta (que era ela própria) a espalhar luz colorida por todo o mundo.
Através desta meditação trabalhámos a concentração, a imaginação, o sentimento de amor por nós e pelo mundo.
Meditação da árvore 

Através desta meditação imaginámos que éramos uma árvore, que tínhamos raízes e que através destas tudo o que não gostávamos de sentir no nosso corpo saía até ao fundo da terra e se transformava em belas flores.
Assim, para além de nos fazer sentir parte da natureza conseguimos deitar fora o nosso "lixo" interior (aquilo que nos faz sofrer) e sentirmos bem-estar.


Concentração 

Para trabalhar a concentração dei à criança uma bola de plasticina e pedi-lhe para pensar numa girafa, somente na girafa.
Cada vez que o seu pensamento se desviasse da imagem pretendida a criança teria de retirar uma pequena bola dessa plasticina. Assim, conseguimos, de uma forma lúdica, trabalhar a concentração e conseguimos entender que pensamentos e quantos nos passam pela mente e nos afastam do nosso objectivo.

terça-feira, 18 de setembro de 2012



Aulas particulares de Meditação para Crianças
Dos 3 aos 12 anos



Rua Amália Rodrigues Lote 3, Loja A- Gambelas, Faro



Contacto: meditacaoparacriancas@gmail.com

tlm: 96 9784259

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


A meditação serve para a criança organizar a mente e estabilizar os pensamentos (Isabel Leal)



Eco Crianças - Revista Máxima

“As crianças de hoje precisam mais da natureza porque, como vivem no meio do ruído e da poluição das grandes cidades, sentem-se atraídas por tudo o que é natural. A energia das grandes cidades é pesada. Palavras da terapeuta de crianças Isabel Leal que, cada vez mais, devem ser tidas em conta. “Os adultos nem percebem mas os mais pequenos sabem. Sentem-se mal com o cenário urbano.”
Os dados estão ao alcance de pais e especialistas. Bronquites, constipações, alergias, problemas respiratórios são o dia a dia dos pais deste mundo. “Há muitas crianças que apresentam dificuldades de saúde no trato respiratório e dermatológico. Na natureza, pelo contrário, sentem-se bem e em alegria”, defende Isabel Leal. Leve os meninos para a serra, visite quintas biológicas (há imensas por todo o país), deixe-os contactar com os animais, sujar as mãos na terra. Eles precisam da natureza para serem felizes. “A energia natural de um rio, por exemplo, é muito forte e provoca de imediato bem-estar. Há energia de melhor qualidade e as crianças e os adultos ficam mais alegres, mais positivos e mais leves.” É a sensação de respirar ar fresco, puro e limpo, do cheiro da terra verde, do sol, da chuva, do som dos pássaros, das pedras a brilhar. “O facto de experienciar uma certa liberdade de espaço é também um dos motivos fortes para nos sentirmos bem. As vivências citadinas são confinadas a espaços pequenos, à casa e à escola.”

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Experiência do jarro

Para explicar à criança o que acontece quando meditamos recorri a uma experiência bastante simples mas muito explícita. 
Dentro de um jarro deitei água (simboliza a nossa mente);
Depois deitei areia (simboliza os nossos pensamentos) e pede-se à criança que diga alguns pensamentos que costuma ter;
De seguida com uma colher mexe-se a água.
Ora, sempre que temos muitos pensamentos a nossa mente fica num remoinho mas quando fazemos meditação os pensamentos acalmam (paramos de mexer a colher) e conseguimos pensar só numa coisa em vez de mil, e assim acalmamos a mente. 


Roda da vida

A criança deveria desenhar a sua vida no círculo. 
A Roda da Vida é utilizada por muitos terapeutas para ajudar a criança a exteriorizar emoções sem utilizar a linguagem ajudando-a, desta forma, a exprimir-se e libertar tensões.